sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Dia difícil?

Hoje, quando acordei (`as 5h do horário de verão), ainda estava escuro. Tinha que ir até Caçapava para gravar uma matéria com uma produtora de queijo de cabra. Com a reforma nas pontes da marginal, o jeito foi sair cedo da cidade. Não chegamos a pegar trânsito, mas o fluxo de carros, mesmo neste horário, é inacreditável...

Depois de entrar na estrada e ver que a cidade ficou pra trás o humor começou a melhorar. Gosto de mato! E tudo o que é verde fotografa bem....



A gravação deu certo. A entrevistada se saiu bem, apesar do nervosismo de estar em frente a câmera, e as cabras foram super simpáticas...



No final do trabalho veio a recompensa: uma degustação dos queijo fabricados no local....



Vida ruim, a minha? Não.


Essas são a Gabriela e a Teca, da "Queijaria Chamonix".
Foram elas as responsáveis pelo nosso lanche com:
- Queijo frescal
- Bouchon (massa crua sem condimentos)
- Boursin - aromatizados com alho ou ervas finas
- Chancliche - temperado com zatar

Tem dia em que o entrevistado nos trata muito bem!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Prato do dia

Nem sempre, que chego em casa depois de um dia de trabalho, tem algo no fogão prontinho pra me receber. E isso não é uma queixa! Eu adoro cozinhar... e mesmo com preguiça muitas vezes o resultado me conforta.

Ontem, a moça que trabalha pra mim havia descongelado um sobrecoxa de frango e temperado com sal e vinho. Adicionei mostarda dijon, molho inglês e coloquei para dourar numa frigideira com um pouco de azeite. Quando os pedaços começaram a ficar moreninhos, coloquei fatias de cebola roxa, uma colher de sobremesa de aceto balsamico e outra (desta vez de chá) de açúcar. Assim, a cebola ficou crocante e um pouco caramelizada.



Para acompanhar, arroz intergral com mistura de grãos e couve refogada. No arroz, coloquei cebolinha e castanha de cajú moída. Que deu um toque todo especial!

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Consulta ao homeopata

... depois de 20 e poucos minutos de bate-papo sobre alergias,medos e hábitos o paciente questiona:
- E esse remédio, funciona? Ouvi falar que é só açucar, efeito placedo!
O médico não se surpreende, esboça um pequeno sorriso no olhar e responde:
- Se for placebo, melhor ainda!

Presente de viagem do namorado




Gel para banho e creme hidratante da Neal's Yard Remedies, com cheiro refrescante de Bergamota. Minha fragância preferida...

domingo, 18 de outubro de 2009

... para ter no refrigerador II



Um caldo, pode ser de frango ou carne. Para preparar aquele capeletti em brodo e terminar o domingo com a barriga bem quentinha.

... para ter no refrigerador



Petit Gateau e sorvete de creme: São várias as marcas disponíveis no mercado... e a sua tarde de domingo nunca ficará sem sobremesa
!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Cogumelo Japonês


Se tem uma coisa que meu trabalho me proporciona, de muito bom, são minhas andanças por aí... E numa delas descobri uma curiosidade curiosíssima!
Vocês sabiam que os cogumelos shitake não nascem em locais que tenham outro tipo de fungo ou bactéria. Isso faz com que sejam limpíssimos e cheios de nutrientes.
Além de serem fofos, gostosos e não darem barato!




Bom, se vc quer saber que matéria foi essa, assista ao Alternativa Saúde, dia 18/11`as 21h30, no GNT (canal 41) ou leia matéria da folha no link abaixo.
Essa é uma dica de encher os olhos e a barriga também!


http://www1.folha.uol.com.br/folha/comida/ult10005u613060.shtml

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Quer treinar o desapego: Tenha um gato!



O primeiro da lista foi um cachorro. Depois, um irmão e, por último, veio o gato. Dos três pedidos, o último virou idéia fixa.

Quando criança, nunca tive bichos.
Acho que vem daí a minha completa falta de jeito em lidar com animais. Eles têm cheiro, pulam, lambem, mordem, soltam pelos, e olham pra gente com olhar fixo...
E quantas vezes, ao passar ao lado de um cão, eu ouvi falarem: "É só você não ter medo que ele não te morde". Tá, mas e se eu já estivesse com medo?!

Enfim, queria que com minha filha fosse diferente. Queria que ela tivesse coragem de pegar uma bolinha da boca (cheia de baba) de um cachorro, de colocar um um papagaio no ombro, de olhar no fundo dos olhos de um gato.

Depois de um ano de preparação psicológica e muitas perguntas a amigos donos de felinos, resolvi adotar um. Afinal, gato não dá tanto trabalho assim. O bichinho é independente. Você não precisa levá-lo pra passear e ele já nasce sabendo fazer suas necessidades naquela caixinha...

Na verdade o principal problema não é o trabalho ou a atenção que você passará a ter depois da aquisição de um gatinho. Afinal, o bicho é fofo e o amor surge naturalmente. Como amor de mãe e filho (guardadas proporções). A diferença é que um filho você, bem ou mal, consegue educar. Um gato não!

Ou seja:
Ele vai arranhar as laterais do seu sofá, vai desfiar o seu tapete, cortar o seu papel higiênico em mil pedacinhos, subir em todos os móveis da casa, entrar em todos seus armários, jogar futebol com o seu brinco favorito, comer suas plantas, etc....etc...
E por mais que você dê bronca e tente ensiná-lo, ele vai sempre agir cinicamente, pedindo por carinho, como se nada tivesse acontecido.

Cardápio pro jantar


Tem sempre um prato ou ingrediente que fica na moda. Quem se lembra da época em que tudo vinha com tomate seco? (depois dessa onda, fiquei anos sem poder olhar um) Mas longe de virar um tomate seco, o prato da moda na minha casa é o nhoque de semola. Fácil de fazer e surpreender a visita (que hoje, e sempre, é especial).




Segue receita:
- 150 g de semola de trigo
- 500 ml de leite

- 100 g de mateiga

- 1 gema

- 100 g de parmesão

- sal e noz moscada


modo de preparo:

- misturar na panela todos os ingredientes, menos o parmesão. Com uma colher de pau, mexer em fogo baixo até que a massa tome consistência e desgrude da panela. Numa superfície lisa e limpa, abrir a massa com um rolo e deixar esfriar. Utilizando um copo de circunferência pequena, cortar em rodelas e colocar numa forma untada para esquentar.

Eu gosto de colocar duas rodelas (uma sobre a outra) com queijo parmesão no meio.


Se quiser comer com molho, minha sugestão é fazer metade da travessa tomate e a outra metade branco. Mas também pode ser servido simples, acompanhando um bom filé ao molho de vinho.... Delícia total!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

A primeira trufa a gente nunca esquece



Sempre tive curiosidade em provar iguarias gastronômicas. Fico pensando no sabor que esses ingredientes (famosos ou inusitados, simples ou sofisticados) podem me proporcionar. Recentemente, num momento de desprendimento total (e olho gordo completo) comprei uma manteiga trufada num empório italiano que fica ao lado do consultório da minha analista. Confesso que passados 30 minutos do meu impulso consumista veio o sentimento de culpa e a dúvida se aquele pote realmente valeria os 130 reais que paguei. Testei a iguaria numa massa caseira, comprada no mesmo empório, com creme de leite fresco e filé ao forno. O sabor e aroma foram realmente incríveis! O pote tem 350 gramas e para o preparo do prato usei apenas três colheres. Ou seja, ainda vai me render momentos inesquecíveis. Valeu a pena o investimento!

(As massas caseiras, um parêntese à parte. Tem dos mais variados formatos e sabores)

Millesapori Rua Paes de Araújo, 195 - Itaim Bibi
fone. 3071.2533

millesapori@ilpianeta.com.br


Hoje, como sabia que iria passar novamente ao lado do empório, resolvi levar minha máquina para tirar foto da prateleira de macarrão caseiro italiano, postada acima. A moça que me atendeu achou um pouco estranho, mas gentilmente foi pedir permissão ao dono da loja que fez questão de me conhecer pessoalmente. Confesso que não estava disposta a passar por tamanha burocracia, tinha seção de analise dali 10 minutos e não queria chegar atrasada (apesar da falta de pontualidade ser totalmente recorrente).... mas enfim, um funcionário veio me buscar para me apresentar ao sr. Pascoale e, durante o pequeno trajeto, passamos pelo estoque da loja. Foi de dar água na boca! Latas e mais latas dos mais variados cogumelos, alcachofras, alcaparras, entre uma infinidade de ingredientes da cozinha iltaliana e um cheiro maravilhoso de molho de tomate que o próprio Pascoale estava preparando em sua cozinha, ao lado do escritório. Como estava muito ocupado, Sr. Pascoale não me deu muita atenção. Depois que fomos apresentados chamou mais uma de suas assistente para me dar as informações que eu queria... Tudo isso pra dizer que além de vender aqueles produtos incríveis, o sr. Pascoale prepara o molho do restaurante de comida italiana que fica na rua ao lado do empório. Será que seus pratos são feitos com todos aqueles ingredientes maravilhosos que eles vendem ali. Acho que vou marcar a próxima seção de análise perto da hora do almoço....

Millesapori Rua Pedroso Alvarenga, 1.177 - Itaim Bibi
Fone. 3073.1061